PRÊMIO ENERGISA ARTES VISUAIS

Energisa

Carlos Mélo

Foto de Carlos Mélo

Nasceu em Riacho das Almas-PE, 1960. Vive e trabalha em Recife-PE.

Artista que investiga o lugar que o corpo ocupa no mundo. Atua com vídeos, performances, fotografias e instalações. Sobre sua obra, Moacir dos Anjos escreveu: “Aproximando imagens e palavras, o artista fez convergir, por vezes, fotografias de seu corpo em situações de interação com a paisagem e diagramas conceituais que o sugerem como matéria em fluxo, definido sempre de modo transiente e relacional. São trabalhos que buscam dissolver a materialidade do corpo nos lugares onde realiza ações – confundindo carne e espaço – e, por meio do ‘contorcionismo semântico’ que faz, transformá-lo também em conceito”. Com várias formações e pesquisas no ramo das artes e filosofia, desenvolve atividade artística regular de âmbito nacional e internacional. Expõe regularmente em circuitos institucionais, entre estes, Paço das Artes (São Paulo), MAMAM e Fundação Joaquim Nabuco (Recife), Itaú Cultural (São Paulo), MAM (Salvador), Plataforma Revólver (Lisboa, Portugal). Premiado em diversos salões de arte no país, e em 2014 foi o idealizador e coordenador geral da 1ª Bienal do Barro do Brasil (Caruaru-PE).

carlosmeloart@hotmail.com



Rafael Pagatini

Foto de Rafael Pagatini

Nasceu em Caxias do Sul-RS, 1985. Vive e trabalha em Vitória-ES.

Atua como professor da Universidade Federal do Espírito Santo. É bacharel em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Sua produção contempla principalmente pesquisas utilizando as linguagens da gravura e fotografia a partir de reflexões sobre paisagem e memória. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

rafael_pagatini@yahoo.com.br



Túlio Pinto

Foto de Túlio Pinto

Nasceu em Brasília-DF, 1974. Vive e trabalha em Porto Alegre-RS.

Membro e co-fundador do Atelier Subterrânea. Graduou-se em Artes Visuais, com ênfase em escultura na UFRGS em 2009. Também trabalha com instalação, desenho, pintura e fotografia. Entre suas principais realizações artísticas estão as individuais no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2011); Instituto Goethe (Porto Alegre, 2009); Galeria Iberê Camargo, Usina do Gasômetro (Porto Alegre, 2009); e coletivas no Centro Cultural Parque de España (Rosario, Argentina, 2011); Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 2011); 35° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo (Ribeirão Preto-SP, 2010), onde obteve o Prêmio Aquisição Leonello Berti.

tuliopinto@gmail.com

Voltar